segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Como Calcular o IOF da Conta Garantida

O cálculo do IOF - Imposto Sobre Operações Financeiras da Conta Garantida  é simples. O critério de cálculo vale também para o Cheque Especial.
Primeiro você deve identificar os saldos devedores diários apresentados no extrato do mês em questão. Leve em consideração os dias da semana e os feriados porventura existentes no mês. Anote os dados em uma planilha.
O IOF é regulado por Decreto, arrecadado pelos bancos que fazem o repasse integral para o governo.
A cobrança é feita por dias corridos, ou seja, saldo devedor de sexta-feira gera uma cobrança de 3 (três) dias (sexta, sábado e domingo). O mesmo ocorre nas vésperas de feriado.
Bom, agora volte à sua planilha e acrescente os saldos devedores dos sábados, domingos e feriados. Some tudo e multiplique por 0,0041%. Em outra linguagem: multiplique a soma total dos saldos devedores por 0,0041 e divida o resultado por 100.
Pronto! O resultado final será o valor do IOF. 
Se a utilização foi apenas durante uma parte do mês, no início, no meio ou no final, os valores não serão corrigidos monetariamente. O critério de cálculo é de juros simples.

Um comentário:

  1. exelente definição. trabalho nesse meio de juros e taxas e fico irritado com a tamanha energia temos de torrar no dia-a-dia. sou grato pelo exelente trabalho.

    ResponderExcluir