terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cálculo de Recebíveis de Cartão

Um leitor disse que na sua loja faz vendas com cartão de crédito parcelado em até 6x e as vezes faz as antecipações destes recebíveis.Para isso a administradora de cartão cobra uma taxa, p.ex., de 3% ao mês para antecipar o fluxo dos recebíveis. Tal leitor gostaria de ter uma planilha para calcular o valor líquido que irá receber de uma determinada venda.
Se o problema for realmente este basta baixar a planilha descontode1fluxo e fazer as contas.

Porém os bancos não fazem este tipo de raciocínio. Os bancos normalmente descontam um fluxo de vencimentos que geralmente é composto de várias vendas. E muitas vezes o prazo do desconto é inferior ao prazo do plano de pagamento do cartão. Veja um exemplo: A loja vende com 6 pagamentos no cartão, mas a linha de crédito do banco só antecipa até 120 dias. Ou a loja vende com 10 pagamentos, mas o banco só antecipa até 180 dias. Neste caso os fluxos com vencimentos mais longos ficam esperando o tempo passar para se encaixarem nas condições estipuladas pelo banco. Em outras palavras – somente as parcelas mais curtas são antecipadas.
Normalmente os bancos fornecem um resumo da operação, facilitando a conferência por parte do cliente.


Post relacionado: Desconto de Recebíveis

3 comentários:

  1. eu tenho uma dúvida, eu faço antecipãção atraves de um banco (bb), onde me é cobrado 1,80% a.m. Porem, a Cielo repassa para o bb já com um desconto de 3.30% (taxa da Cielo), ou seja, eu to pagando no primeiro momento 5,10%.
    Quando faço a antecipação o banco me cobra 1,80 do que tenho a receber. queria uma planilha para calcular tudo isso, exite?

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor, não temos essa planilha pronta, mas podemos desenvolvê-la sob demanda. Caso tenha interesse favor enviar e-mail para deptofinanceiro@live.com ou atendimento@planilhastogo.com.br

    ResponderExcluir
  3. possuo loja de celular e preciso de uma planilha para ter os valores ja calculados quando eu fizer a venda e a antecipação, favor enviar para:
    agmaycon@hotmail.com

    ResponderExcluir